Ilma Passos


Por Ana Débora e Patrícia

Para autora Ilma Passos, em seu livro: “Didática: o ensino e suas relações”, ensino e aprendizagem são dois termos que estão interligados entre si. Aborda questões importantes na vida do aluno e do professor, mostrando como é de suma relevância os saberes que esses indivíduos possuem. Cabe ao professor ser um mediador entre esses saberes. Para que o ensino se torne significativo é preciso considerar as questões socioculturais da escola, do aluno e do professor, além dos recursos didáticos disponíveis. Mas, acima de tudo, a abordagem pedagógica e o comprometimento do educador fazem a diferença, pois o mesmo precisa ser um questionador para com seus alunos, motivando-os a interpretar sempre os seus conhecimentos e os conhecimentos do outro. Assim, eles passam a ter uma visão mais consciente sobre suas próprias descobertas e aprendem a refletir sobre a descoberta do outro, como nos esclarece Veiga na citação abaixo:

Considerando que as ideias referidas pelo conjunto de literatura didática tem sua importância se analisadas de forma criticas, deixando de ressaltadas determinados fatores e condições, concordamos com os autores que destaca a ação de ensinar como uma atividade de mediação pela qual são providos as condições e os meios para os alunos se tornarem sujeitos ativos no processo de apropriação do saber sistematizado. Com base nessa concepção, entendemos que a dinâmica ensino-aprendizagem deve caracterizar-se por situação que estimulem atividade e iniciativo dos alunos e do professor; situações que favoreçam o dialogo entre si e com o professor; ao mesmo tempo que valorizem o dialogo com o  saber acumulado historicamente; situações que considerem os interesses dos alunos na apropriação do conhecimentos, sistematizados e ordenados gradualmente de acordo com a organização escolar. (VEIGA, p.110,2011)

Essa visão da autora vai de contra a visão de ensino e aprendizagem na teoria tradicional de ensino, que diz que o docente era o centro do conhecimento e que o autoritarismo tinha que ser uma relação constante em sala de aula, além de afirmar que o discente não contribuía para nada com os seus saberes.  Veiga (2011) deixa claro que os educadores tem uma grande responsabilidade de transformar os desafios de ensino e aprendizagem no processo democrático, garantindo aos estudantes um espaço de interação e troca de conhecimentos e assim acabar com o privilegio da classe dominante que se destaca pela sua iniciativa e verbalização. Sobre essa democratização do conhecimento a autora diz:

É fundamental nessa interação que o professor assuma o papel de um interlocutor mais experiente, contribuindo efetivamente para que todos os alunos, indistintamente, consiga apropriar-se dos conhecimentos essenciais da etapa escolar especificamente em que todos os se encontram,tendo consciência de que cada momento de ensinar – aprender é um passo importante para a interiorização do saber sistematizado, historicamente acumulado. (VEIGA, p.111,2011)

A professora cita a teoria sociointeracionista com a perspectiva de um novo caminho a ser adotado no processo de superar a crise da escolarização. De acordo com essa teoria, o indivíduo constrói seus saberes e afetividade na interação com os outros sujeitos.
Do ponto de vista da teoria sociointeracionista, é fundamental uma dinâmica dialética e didática no ensino e aprendizagem, por considerar os pontos principais no processo de apropriação do saber. A dinâmica apresentada não tem uma finalidade de mostrar uma verdade definitiva, mas induz os educandos a se apropriar do conhecimento de forma efetiva. Dessa maneira vem se observando uma pratica pedagógica diferenciada da predominante na escola. Assim,  
A pratica pedagógica de fundamento sociointeracionista, por tanto, mostra-se como um caminho para uma ação transformadora de ensinar e aprender. Sob uma ótica vemos a relação professor – aluno de modo diferenciado da concepção funcionalista que vê o mestre como direcionador da aprendizagem ação pedagógico unilateral. (VEIGA, p.112,2011)

Veiga conclui seu pensamento sobre ensino e aprendizado dando uma contribuição à didática para melhorar a situação escolar, afirma que os professores precisam de ações transformadoras em seu modo de ensinar e aprender, para melhorar a sistematização da apropriação do saber.

A autora faz, no livro “Projeto Político – Pedagógico da escola”, uma referencia ao compromisso com a valorização da escola como um todo e dos seus educadores como profissionais e agentes de mudanças, além da visão sociopolítica da educação voltada para a emancipação humana. Na leitura dos textos a autora coloca alguns eixos temáticos importantes para a organização e a construção do coletivo, da gestão da escola, relação de poder e autonomia e entre fatores importantes para um bom desenvolvimento e desempenho da escola. Sobre a relação entre gestão e escola Veiga diz:

A gestão democrática exige a compreensão em profundidade dos problemas postos pelas praticas pedagógicas. Ela visa romper com a separação entre concepção e execução, entre o pensar e o fazer, entre teoria e pratica. Busca resgatar o controle do processo e do produto do trabalho pelos educadores. (VEIGA, p. 18, 2011)

Também trata da relevância de se resgatar a escola como um espaço aberto para dialogar, debater e refletir.
A autora apresenta a escola com um lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessite organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. Nessa perspectiva, é fundamental que ela assuma suas responsabilidades, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essa iniciativa, mas que lhe deem as condições necessárias para levá-la adiante. Para tanto, é importante que se fortaleçam as relações entre escola e sistema de ensino. 


Sobre a autora:


Possui Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Goiás (1961), Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1967), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988). É professora titular aposentada e pesquisadora associada sênior da Universidade de Brasília. É professora do Centro Universitário de Brasília. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes campos: formação de professor, didática, educação superior, docência universitária e projeto político-pedagógico.



Principais Obras de Ilma Passos:

  • Lições de Didática (Papirus, 2006)
  • Docentes Universitários aposentados: Ativos ou Inativos (Junqueira, 2007)
  • Didática: O Ensino de sua Relações (Papirus, 1997)
  • Profissão Docente – Novos Sentidos, Novas Perspectivas (Papirus, 2005)
  • Técnicas de Ensino: Novos Tempos, Novas configurações (Papirus, 2004)
  • Caminhos da Profissionalização do Magistério (Papirus, 1998)
  • Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma construção possível (Papirus, 2005)
  • Técnicas de Ensino: Por que não? (Papirus, 1991)


Referências:

books.google.com/


VEIGA, Ima Passos Alencastro. (Org) – Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. – Campinas, SP – Papirus – 1995 – 29º Edição 2011.


VEIGA, Ima Passos Alencastro. (Org) – Didática: ensino e suas relações. – Campinas, SP – Papirus – 1996 – 18º Edição 2011.

4 comentários:

  1. Amei a explicação dessa forma, linguagem simples e acessível para um melhor entendimento já que o livro fala de uma forma técnica.

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  2. Ilma Passos sempre me surpreende. Cada vez que leio seus textos, tenho um encontro com diversos conhecimentos. A autora é simplesmente minha favorita.

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